Logosocioambiental

 

youtubeicontwittericonfaceicon

 

UVR

uvr2

A Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) foi criada em 1990 com objetivo de fomentar a prática da reciclagem pela triagem dos resíduos sólidos reaproveitáveis. Estes resíduos são coletados pelos programas: "Lixo que não é Lixo" e "Câmbio Verde".

Administrado pelo Instituto Pró-Cidadania, a UVR está instalada no município vizinho de Campo Magro, onde emprega atualmente 203 funcionários. A unidade recebe diariamente toneladas de materiais recicláveis produzidas pelos moradores de Curitiba.

Sustentabilidade e Meio Ambiente

O material obtido com a triagem, classificação e prensagem dos recicláveis é vendido para empresas de reciclagem. Além de contribuir para sua sustentabilidade, os recursos obtidos com a venda do material são destinados à manutenção dos programas sociais mantidos pelo Pró-Cidadania.

O trabalho feito na UVR reduz muito o volume de material que teria como destino os aterros sanitários, aumentando assim, a vida útil do local e contribuindo para proteção do Meio Ambiente. Dessa forma, todos os anos, milhares de árvores são poupadas de corte e toneladas de bauxita deixam de ser extraídas da natureza.

A sustentabilidade se faz presente nas ações do Pró-Cidadania visando oferecer condições mínimas às pessoas em situação de risco, tenham oportunidades junto ao mercado de trabalho e possam, desta maneira, resgatar sua dignidade e cidadania.

Educação Ambiental

Da coleta seletiva de lixo da Prefeitura de Curitiba são retirados livros e peças que formam o acervo da biblioteca e do museu que funcionam dentro da Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR). 

Os materiais retirados do "lixo" servem de fonte para pesquisas escolar feita por estudantes de escolas públicas e particulares que visitam a Unidade. Os visitantes também participam de atividades dentro do programa de educação ambiental. O espaço é utilizado para sensibilizar quanto à importância da reciclagem e da preservação dos recursos naturais.

No museu os visitantes encontram curiosidades, como: escafandros, dentaduras, óculos, vestidos de noiva, rádios e móveis de valor histórico, entre outros. Há também raridades, como, por exemplo, uma réplica de uma face em mármore de origem grega, que traz o selo de autenticidade do original que se encontra no Museu do Louvre, na França.

No local também são encontradas fotos antigas em preto e branco, peças em bronze e madeira, relógios, telefones, quadros, instrumentos bélicos e musicais, dinheiro e moedas antigas, capacetes militares oficiais, filmes super 8 e outros objetos.

A biblioteca conta com mais de 1.500 livros encontrados nas esteiras. Atende principalmente os filhos dos funcionários da usina que fazem no local as pesquisas escolares.

Para agendar uma visita, ligue para 3040-1513. A UVR fica na Rua Mauro Medeiros Damas, 333 - Centro (Campo Magro)

 

 

UK betting sites, view full information Best UK betting sites bookamkers