Logosocioambiental

 

youtubeicontwittericonfaceicon

 

Equipe de projetos e ambiental do Pró-Cidadania capacita nova instituição parceira do IPCC

Semana passada, a equipe de projetos e ambiental do Pró-Cidadania capacitou a instituição parceira, Oásis, com os cursos dos Guardiões da Natureza.
Os monitores dos projetos, Leandro Viera e Rafaela Morato, com o auxílio do ascensor ambiental, Johnny Flores, ensinaram às crianças através de um jogo de tabuleiro como é importante ser um “Guardião da Natureza”. A dinâmica foi passada, também, para os educadores de maneira mais ampla e específica para que eles mantenham as crianças em contato com o tema.
No projeto Guardiões da Natureza, onde a equipe do setor ambiental do Pró-Cidadania realiza capacitações e oficinas para educadores de entidades sociais parceiras. O intuito é formar multiplicadores ambientais que, através de noções de sustentabilidade, reaproveitamento e técnicas de menor impacto ambiental, apliquem o conteúdo das oficinas na rotina das entidades, na vida do público atendido (crianças e adolescentes) e formem novos multiplicadores.

Principais assuntos abordados nas oficinas:
- descarte correto dos resíduos sólidos;
- consumo consciente;
- educação alimentar e uso integral dos alimentos;
- desenvolvimento de hortas comunitárias;
- técnicas de compostagem;
- uso consciente da água e da energia;
- guarda responsável de animais.

Neste sábado (10) entregue o seu lixo eletrônico no Parque Barigui

Neste sábado (10), das 9h às 17h, acontece mais uma ação de recolhimento de lixo eletrônico no Parque Barigui, em Curitiba. A E-Lixo é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná (SESCAP-PR), Prefeitura de Curitiba e Instituto Pró-Cidadania.

Em três anos de evento, já foram coletadas 85,48 toneladas de materiais. Os resíduos são encaminhados para a Unidade de Valorização de Recicláveis, UVR, onde é feito a triagem e encaminhamento da sucata para empresas especializadas. O valor das vendas é revertido em recursos para projetos socioambientais do Pró-Cidadania.

O que é lixo eletrônico

Lixo eletrônico é todo resíduo sólido proveniente de materiais eletroeletrônicos, como computadores antigos, celulares, cabos, carregadores, televisores, etc. Se descartado de maneira incorreta, torna-se um grave problema ambiental e à saúde humana, especialmente pelos metais que o compõem, como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outras substâncias tóxicas.

Serviço - E-lixo

Data: 10/06
Horário: 09h às 17h
Local: Estacionamento do Parque Barigui (entrada pela BR - 277)

Biblioteca itinerante faz a alegria das crianças atendidas pelo Parceria Nota 10

baixarefriteca

A Refriteca é uma biblioteca itinerante que surgiu após a parceria entre o Pró-Cidadania e a empresa de refrigeradores, Electrolux. Nesta quinta-feira (25) a biblioteca itinerante visitou mais uma instituição parceira do Instituto Pró-Cidadania. A sortuda da vez foi a instituição Encontro com Deus, no bairro Cajuru de Curitiba.

Os livros são selecionados pela equipe de projetos do Instituto, buscando abordar temas coerentes e direcionados para crianças das faixas etárias de 5 a 17 anos atendidas pelo projeto Parceria Nota 10. O tema deste ano é o folclore brasileiro.

A instituição Encontro com Deus tem o objetivo de criar um espaço de proteção, onde as crianças possam se desenvolver. “Acho de extrema importância ter esse projeto em parceria com Instituto, que tem nos ajudado a manter esse lugar também[...] Sempre digo aos pais que nós não somos um reforço escolar, estamos aqui para desenvolver temas relacionados a cidadania e meio ambiente, mas todas as atividades que desenvolvemos ajuda naquilo que eles estão aprendendo na escola”, disse a pedagoga da instituição, Eliane Chapula.

A aluna Maria Luiza Santana, 10, gosta muito de ler e é incentivada pela mãe. Possui diversos livros em casa e prefere os que contém mais ilustrações. Seu preferido é do urso. “Cada semana eu empresto um livro na biblioteca da minha escola, mais com os que eu tenho em casa, por semana, eu leio uns três livros”, disse.

A inauguração contou com a presença de uma contadora de histórias, Tatiane Phauloz, da Fundação Cultural de Curitiba pelo programa Curitiba Lê. Ela diz que a leitura forma um senso crítico para a formação das crianças. “A leitura mudou minha vida, e hoje conto histórias para essas crianças com o objetivo de a leitura mudar a delas também. ” A presença da contadora serve para que as crianças participem de maneira lúdica e divertida das histórias.

Para o monitor do Pró-Cidadania que acompanha o desenvolvimento do projeto, Leandro Vieira, a Refriteca é uma maneira de trazer a cultura e o hábito de ler livros de uma maneira atrativa para as crianças. “A leitura traz muitos benefícios, não só para crianças, mas para todos. Desenvolver isso enquanto eles ainda são pequenos é criar um hábito para o resto da vida. ”

Parceria Nota 10 

Foi criado em 2007 e desde então beneficiou mais de 10 mil crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. O projeto promove a formação integral na vida das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com atividades que favoreçam o desenvolvimento pessoal e social, suas capacidades e valores como participantes do seu próprio processo de crescimento.

Pró-Cidadania tem nova presidente

DSC 0230Na manhã desta terça-feira (16) tomou posse a nova presidente do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, Vânia Maria de Souza Ennes. Vânia assume a presidência no lugar de Laura Dalcanale e será responsável pelo Pró-Cidadania na gestão de 2017-2021.

Formada em administração de empresas com ênfase em comércio exterior e direito, Vânia é de Curitiba e também é ganhadora de diversos prêmios na área da literatura, onde é reconhecida por seus textos em trova. A indicação da nova presidente, conforme prevê o estatuto do Instituto é feita pelo prefeito da cidade. Além do cargo da presidência, cabe ao prefeito a indicação de 1/3 do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo da nova gestão.

Durante a cerimônia de posse, o presidente interino do Instituto, Araí de Lara Bello Filho, desejou sucesso para a nova presidente. "Foi um desafio estar a frente e assumir tamanha responsabilidade que é o Instituto Pró-Cidadania. Na verdade foi uma grande honra. Agora, com a posse da doutora Vânia, também tenho certeza que o Instituto estará bem representado. Desejo muito sucesso."

A nova presidente agradeceu a oportunidade e reconheceu o desafio. “Agradeço a confiança do prefeito nessa tarefa desafiadora, principalmente em um momento em que o Brasil passa por um momento de crise, com mais de 12 milhões de pessoas desempregadas. Fico muito feliz de estar a frente de um Instituto tão importante para a cidade, que promove ações de cidadania”, reforçou.

Os novos nomes da diretoria serão anunciados na próxima semana durante uma reunião dos conselheiros do Pró-Cidadania.

UK betting sites, view full information Best UK betting sites bookamkers