Logosocioambiental

 

youtubeicontwittericonfaceicon

 

  • Home
  • Notícias
  • Biblioteca itinerante faz a alegria das crianças atendidas pelo Parceria Nota 10

Biblioteca itinerante faz a alegria das crianças atendidas pelo Parceria Nota 10

baixarefriteca

A Refriteca é uma biblioteca itinerante que surgiu após a parceria entre o Pró-Cidadania e a empresa de refrigeradores, Electrolux. Nesta quinta-feira (25) a biblioteca itinerante visitou mais uma instituição parceira do Instituto Pró-Cidadania. A sortuda da vez foi a instituição Encontro com Deus, no bairro Cajuru de Curitiba.

Os livros são selecionados pela equipe de projetos do Instituto, buscando abordar temas coerentes e direcionados para crianças das faixas etárias de 5 a 17 anos atendidas pelo projeto Parceria Nota 10. O tema deste ano é o folclore brasileiro.

A instituição Encontro com Deus tem o objetivo de criar um espaço de proteção, onde as crianças possam se desenvolver. “Acho de extrema importância ter esse projeto em parceria com Instituto, que tem nos ajudado a manter esse lugar também[...] Sempre digo aos pais que nós não somos um reforço escolar, estamos aqui para desenvolver temas relacionados a cidadania e meio ambiente, mas todas as atividades que desenvolvemos ajuda naquilo que eles estão aprendendo na escola”, disse a pedagoga da instituição, Eliane Chapula.

A aluna Maria Luiza Santana, 10, gosta muito de ler e é incentivada pela mãe. Possui diversos livros em casa e prefere os que contém mais ilustrações. Seu preferido é do urso. “Cada semana eu empresto um livro na biblioteca da minha escola, mais com os que eu tenho em casa, por semana, eu leio uns três livros”, disse.

A inauguração contou com a presença de uma contadora de histórias, Tatiane Phauloz, da Fundação Cultural de Curitiba pelo programa Curitiba Lê. Ela diz que a leitura forma um senso crítico para a formação das crianças. “A leitura mudou minha vida, e hoje conto histórias para essas crianças com o objetivo de a leitura mudar a delas também. ” A presença da contadora serve para que as crianças participem de maneira lúdica e divertida das histórias.

Para o monitor do Pró-Cidadania que acompanha o desenvolvimento do projeto, Leandro Vieira, a Refriteca é uma maneira de trazer a cultura e o hábito de ler livros de uma maneira atrativa para as crianças. “A leitura traz muitos benefícios, não só para crianças, mas para todos. Desenvolver isso enquanto eles ainda são pequenos é criar um hábito para o resto da vida. ”

Parceria Nota 10 

Foi criado em 2007 e desde então beneficiou mais de 10 mil crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. O projeto promove a formação integral na vida das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com atividades que favoreçam o desenvolvimento pessoal e social, suas capacidades e valores como participantes do seu próprio processo de crescimento.

UK betting sites, view full information Best UK betting sites bookamkers